sexta-feira, 18 de dezembro de 2009






Encontro de encerramento 16 de dezembro de 2009

Todas as coisas vêm da mão de Deus e, para ela o devolvemos!
É muito importante esse reconhecimento de que tudo o que somos, todas as bênçãos que recebemos nós recebemos do Senhor Jesus. E foi assim, falando sobre isso que iniciamos a conversa com os cursistas nesse encontro, ressaltando o quanto é importante reconhecermos isso e valorizarmos as oportunidades que recebemos nesta vida.
E é assim que nós vimos o Gestar II! Uma rica oportunidade de aperfeiçoarmos os nossos conhecimentos e práticas pedagógicas.
Para realizarmos essa festa, nós reunimos os cursistas de Lingua Portuguesa e Matemática, convidamos o Secretário de Educação, bem como, o Prefeito para prestigiar esse momento.
Depois desse momento inicial, conduzimos duas dinâmicas: Kit sobrevivência e o bingo Fonte dos desejos (anexos no email da turma), a qual já falava sobre nossos desejos para o ano vindouro! AS mesmas correram como esperávamos, num clima de muita descontração.
Logo após as dinâmicas, partimos para uma auto-avaliação, onde todos puderam se expressar falando sobre pontos negativos e positivos desde o material oferecido até a maneira como foram conduzidas as oficinas.
O Secretário de Educação e o Prefeito também falaram, parabenizando os cursistas e nós, formadores pelo empenho, organização e dinamismo, demonstraram total satisfação com a maneira como os trabalhaos foram conduzidos no município.
Finalizamos com um belo jantar!!!

Oficina 10 TP 2

Nessa oficina trabalhamos o último TP. Já sentimos falta do enriquecimento pedagógico que o Gestar II trouxe a nosso município!
Como sempre, iniciamos refletindo uma mensagem, desta vez "Acordar", que nos traz uma bela lição de vida, sobre aproveitar cada um dos nossos dias, como se fossem o último.
Penso que esses momentos de reflexão são muito importantes tanto para pensar nós, quanto para nos aproximarmos do nosso colega que, às vezes encontramos todos os dias, mas não conhecemos.
Após esse momento, partimos para a socialização do que (re) aprendemos na última oficina anterior. Esse momento é maravilhoso, porque é aí onde vemos que o Gestar está acontecendo mesmo: na sala de aula. Os professores sempre contam com muita satisfação as atividades que realizaram, as reações dos alunos e produto final desse trabalho.
Depois desse momento tão prazeroso, que é a troca, partimos então para o TP2. Para esse TP, planejei uma dinâmica bem parecida com o jogo "Show do milhão": uma série de perguntas sobre os assuntos pertinentes a esse TP.
Os professores foram divididos em grupos, cada grupo recebeu placas de opções A, B, C e D. A dinâmica transcorreu nos clima bem agradável e divertido e, o que os cursistas não sabiam, é que no final todos seriam premiados.
No turno da tarde os cursistas apresentaram seminários socializando as devolutivas de seus projetos.
Foi muito gratificante ver o empenho dos professores nos projetos!

(Sobre essa oficina, não postei fotografias, pois um acidente de percurso me fez perder todas as fotos da minha câmera!) Acontece! rs

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Projeto "Cidade Literária" (culminância)





































Projeto "Formando Opinião" (culminância)





























Projeto "O encanto da leitura" (culminância)


























O projeto "Encanto da leitura" foi realmente encantador! Nele, alunos e professores trabalharam com diversos gêneros textuais.
Na segunda foto acima temos uma dramatização da história "Maria vai com as outras", na terceira, o grupo de capoeira da escola, na quarta, alunas que dramatizaram poesias, na quinta a profª Maiana, profº Jarde, eu e Cicleide (nossa coordenadora).










Projeto de Leitura "Sempre é tempo de saber" (culminância)


























A culminância desse projeto foi maravilhosa! Professores e alunos demonstraram muita segurança e dedicação às atividades.
Na primeira foto temos os professores (criadores do projeto), na segunda eu fazendo um discurso para a garotada (risos), na terceira os alunos, na quarta, um carrinho de leitura ambulante (criação dos alunos), na quinta eu com alunos repentistas, na sexta foto temos um livrinho produzido pelos alunos e por ultimo um bolo do Gestar, onde os próprios alunos elaboraram as receitas e homenagearam o programa.
Sucesso!



Aluna Lílian Souza Moitinho é destaque em Brasília




É isso mesmo, a aluna Lílian Souza Moitinho, na fotografia abaixo é destaque no Brasil inteiro. Ela representou o município de Umburanas em Brasília na palestra "Mudanças ambientais e global" com Marina da Silva e Carlos Hadad.
Nascida e criada num povoado do município, Lílian não se deixa levar pelas condições de vida precárias. Ela quer crescer sempre mais.


E esse é um dos motivos pelo qual foi escolhida entre tantos alunos de escolas públicas do Brasil inteiro, através de uma produção textual, onde seu talento foi revelado de vez!


Lílian, Umburanas se orgulha de você!




Imagens da oficina 9, TP 1














































































Oficina 9 TP 1 21 de outubro de 2009

A oficina foi iniciada com uma mensagem de homenagem aos professores.
Após esse momento de socialização, fizemos uma roda de conversa onde relembramos o que foi trabalhado na oficina anterior, rediscutindo os pontos mais importantes, o que foi aprendido. Nessa mesma discussão os professores socializaram o que trabalharam com os alunos nesse período, as experiências adquiridas, as reações dos mesmo diante das novidades, etc. A professora Jane do Colégio João Cursino Ribeiro (povoado de Bom Gosto), trouxe um grupo de alunos para apresentarem uma dramatização de uma lenda local. Uma belíssima apresentação que revela talentos incríveis, por isso mesmo, gostaria de citar aqui os nomes desses alunos em homenagem a seus esforços e dedicação: Lilian Souza Moitinho, Camila Benicio Ribeiro, Patrícia Ribeiro da Silva, Melcina de Almeida e Dourisval Gonçalves (realmente são talentosíssimos).
Depois dessa troca de experiências, os objetivos para essa oficina foram apresentados e bem eslarecidos.
Realizei uma dinâmica com filipetas coloridas para divisão de grupos, a fim de que para que os professores também se relacionem com outros colegas que moram mais distantes. Cada grupo ficou com uma das unidades para prepararem apresentações .
UNID 1- VAriantes linguísticas: dialetos e registros;
UNID 2- Variantes linguísticas, desfazendo equívocos;
UNID 3- O texto como centro das experiências do ensino da língua;
UNID 4- A intertextualidade.
Disponibilizamos todo o material necessário para a preparação de um bom trabalho.
Depois das apresentações, socializamos os conchecimentos, apresentei alguns slides e vídeos que contribuíram muito para a compreeensão e o dinamismo da oficina, entre eles: "Como o brasileiro elogia a mulher?", "Na roça é diferente (Chico Bento)".
Na parte da tarde, as equipes dos projetos foram reunidas a fim de discutir os últimos detalhes sobre o mesmo. Esse foi um momento de troca de ideias, de montagem de um caléndário de apresentações das culminâncias para que eu (formadora), juntamente com Cicleide (a coordenadora) possamos visitar a todas.
Finalizamos com a avaliação do encontro e preparação para o próximo, agendado para 18 de novembro, onde cada grupo dos projetos apresentará um seminário de socialização dos mesmos.
Mais uma vez a o encontro foi maravilhoso!

terça-feira, 29 de setembro de 2009