terça-feira, 21 de julho de 2009

A 5ª oficina

As fotos abaixo referem-se à 5ª oficina do Gestar, onde finalizamos o TP 4.
A oficina foi iniciada com uma dinâmica de interação. Foi colocado nas costas de cada professor uma folha sulfite em branco e entregue canetas hidrocor. Os mesmos foram orientados a passear pela sala e anotar nas costas dos colegas qualidades inerentes aos estes. Depois dessa etapa, todos sentaram e uma discussão foi iniciada:
AS qualidades são condizentes?
Qual das qualdades combina mais com você?
Foi colocado alguma qualidade que não gostou? Qual?
Você fez alguma descoberta sobre si mesmo a partir da forma com lhe veem?
Após esse momento em que todos os professores se expressaram, sugeri que apliquem esta dinâmica com seus alunos.
No segundo momento retomamos a oficina anterior onde falamos sobre Letramento, os docentes foram instigados a falar sobre a importância deste, bem como as estratégias utilizadas na sala de aula, durante esta quinzena para trabalhar com o referido assunto. Depois dessa breve discussão falamos o assunto desta oficina foi introduzido através de uma conversa informal.
Posteriormente, a turma foi dividida em 6 equipes, sendo que cada uma delas ficou responsável por apresentar uma das seções das unidades 15 e 16, mostrando além do que está exposto, outras sugestões pertinentes.
No período da tarde, foi apresentado um slide, onde relembramos o sistema de avaliação do Gestar, a partir deste, falei sobre o Projeto, passando todas as orientações necessárias.
Os professores foram orientados a escolherem os temas a partir da proposta do Gestar e apoiados por outros materias: vídeos, livros, revistas (que selecionei antecipadamente e fiz uma exposição na sala), baseados nesse material começaram a trabalhar, escrevendo os esboços dos projetos.
A oficina foi encerrada às dezessete horas após a realização da dinâmica "O que é o amor", contida no material do Gestar (c'd).

Nenhum comentário:

Postar um comentário