Carla Muniz de Freitas nasceu aos vinte e oito dias de outubro no ano de mil novencentos e oitenta e três em Jacobina-BA. Essa data foi marcada por muitas comemorações, nascera a primogênita de José Adelmo Siqueira de Freitas e Sisleyde Muniz de Freitas.
Desde cedo a pequena demonstrava paixão por educação, quando dava aulas para suas próprias bonecas, inspirada em suas professoras das séries iniciais e incentivada pelos pais que sempre piorizaram educação de qualidade para suas duas filhas: Carla e Carine
Viveu em sua infância momentos de muita alegria ao lado de sua enorme família, cheia de tios, tias, primos, primas, cercada de muito amor, amizades, cuidados e ensinamentos.
No dia trinta e um de dezembro de mil novecentos e sete, Carla sofreu a perda de seu pai, por ela considerado aquele que lhe proporcionou os mais importantes ensinamentos para a vida. Essa perda apressou sua decisão de ser professora e aos catorze anos ela começou lecionar no Programa Alfabetização Solidária, a fim de ajudar sua família.
Em dois mil e um concluiu o ensino médio, no ano seguinte ingressou na Universidade do Estado da Bahia, onde cursou Letras. Até o ano de dois mil e nove, adquiriu experiência em turmas de Ensino Fundamental e Médio, atuando como professora, coordenadora e diretora. Atualmente leciona Língua Portuguesa no Centro Educacional Jeovando Lopes de Almeida e dedica-se ao Programa Gestão da Aprendizagem Escolar em Umburanas-BA, onde vive desde mil novecentos e noventa e oito.