TP 4 Unidade 14
Data 17 de junho de 2009
Neste encontro os professores tiveram uma surpresa ao chegar na sala. Havia várias figuras de pessoas espalhadas por toda parte, estimulei a turma a passear pela sala, analisando-as a fim de escolher uma com a qual se identificasse (dinâmica realizada no encontro de formadores), feito isso, cada um apresentou, dizendo que aspecto lhe chamou atenção na mesma. Essa atividade foi uma oportunidade que tivemos de conhecer um outro lado de nossos colegas, aquele, que muitas vezes não demonstramos em nosso ambiente de trabalho, no entanto, nem por isso, ele deixa de ser muito importante.
No segundo momento conversamos informalmente sobre a oficina anterior, relembrando as Tipologias Textuais e aproveitamos para relatar as experiências em sala de aula, como foram aplicadas as sugestões discutidas naquele encontro. Depois de receber os relatórios e postá-los nos portifólios, iniciamos uma conversamos sobre Letramento: O que é Letramento? Como estão sendo realizadas nossas aulas de leitura? Que critérios são utilizados para a escolha dos textos? Os alunos sempre demonstram interesse? Por quê? Como são feitas as intervenções pelo professor? Será que “contribuímos” de alguma forma para o desinteresse de nossos alunos pela leitura?
Dentro desse debate procurei chamar atenção para o questionamento “ O que são eventos de letramento? Será que eles estão presente em toda parte?”. A partir daí mostrei fotos de placas (fornecidas no encontro de formadores), discutidos as mensagens que cada uma passa ao leitor e e entreguei um C’d contendo as mesmas a cada escola.
Uma entrevista de Magda Soares “Letrar é mais que alfabetizar” foi mostrada em slide e nos trouxe esclarecimentos bastante interessantes sobre o tema.
Na sequência assistimos ao filme “Narradores de Javé” com o roteiro que nortearia a discussão posteriomente.
No período da tarde utilizamos o roteiro para retomar Letramento e o poder da escrita e a leitura, buscando sempre reafirmar que o letramento já está presente nas escolas, traduzido em ações pedagógicas, ainda que o conceito seja “novo”. Feito isso, os professores já se sentiam seguros para planejarem aitvidades envolvendo eventos de leitura citados nesse encontro.
Os professores cursistas foram divididos em equipes para elaborarem sequências didáticas para subsidiar seus planejamentos baseados nas propostas do TP e dos cadernos de atividades. Depois de uma hora apresentaram suas sequências didáticas, todas bem organizadas e prontas para levarem à sala de aula.
Nos preparamos para encerramento deste encontro distribuíndo as fichas de avaliação.
Finalizamos com uma surpresa: o vídeo “Vida Maria” (disponível para os colegas).
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Carlinha, querida!
ResponderExcluirQue bom que seu blog está pronto, estava sentido sua falta. Gostei muito parabéns. Só faltou as fotos, pois quero conhecer os professores de Umburanas.rsos.
Parabéns e um grande abraço.
Jade/Tucano.
O vídeo foi realmente um diferencial! Parabéns! Eu só estou sentindo falta, nos relatórios, de uma parte mais crítica, viu? Além da descrição do encontro, gostaria de ver uma crítica. Também quero ver as fotos, como a Jade! rs.
ResponderExcluirBeijo beijo
Parabéns!